
Qual a prioridade da TI na sua empresa?
Muitas vezes só se dá importância a TI da empresa quando o estrago foi feito: o link de internet está fora do ar e para todo o faturamento, a empresa de hospedagem dos e-mails está inoperante, invadiram o servidor, criptografaram os arquivos, etc. O prejuízo financeiro é notável e a experiência é negativamente inesquecível. A pergunta que fica pairando os diretores e demais do alto escalão: ninguém sabia ou viu que isso poderia acontecer?
Como a empresa foi concebida e como ela foi planejada influencia diretamente na maturidade dos processos gerenciais de TI. Frequentemente vejo pequenos negócios que nasceram de vontades e oportunidades individuais onde o responsável de TI ou Administrador de Sistemas (ou sysadmin) é um jovem prodígio que desde cedo resolve os pequenos problemas de informática da família ou de pessoas extremamente próximas ao dono. Nada de mal nisso! No passado eu mesmo já fui esse jovem descrito! O problema está na experiência incompatível de TI com o tamanho e a importância do tempo parado da empresa.
Exemplo: você pode manejar uma interrupção de serviços em um mini mercado por algumas horas, pois com uma folha e caneta você consegue manter um mínimo de organização na sua operação fazendo um livro-caixa improvisado. Mas em muitos negócios a alta performance e a necessidade de controles da operação são maiores e papel e caneta não tem mais espaço. Menos ainda para aquele “jeitinho”. Não há escapatória: é esperar a equipe de TI resolver o problema.
Por isso a importância de compatibilizar a equipe ou profissional com sua empresa. Melhores Práticas, Processos, sistemas redundantes e Gerenciamento de Ativos e Incidentes podem devem fazer parte do leque de habilidades e conhecimentos de seu gestor de TI. Isto faz que incidentes e interrupções de serviços tenham uma baixa reincidência. Também é necessário entender todos os sinais que os dispositivos e sistemas acusam para um uso aprimorado de recursos e também prevenir problemas. Com o alto dinamismo da TI, ao passo que aparecem novas funcionalidades de hardware e software, novos cuidados e necessidades de gestão são exigidas. A melhoria precisa ser contínua!
Estamos num cenário de mudanças constantes no mercado brasileiro e atingimos um dinamismo e velocidade onde é mandatório estar conectado e com uma resposta rápida aos seus clientes e processos. A prioridade e o enfoque dado a modernidade, estabilidade e tempo de resposta dos seus serviços de TI devem ser tratados com máxima importância. Não há espaço no mercado para demora e morbidez. Como diz o ditado: “camarão que dorme, a onda leva”.
Se impactos acontecem na sua empresa e você precisa esperar as coisas serem resolvidas, você tem problemas sérios! Ainda mais se o profissional responsável lhe dá respostas como: “é assim mesmo” ou um simples “acontece”. Você, que conhece a fundo o seu produto ou serviço, daria essas mesmas respostas ao seu cliente que foi acometido por alguma inconveniência? Eu espero que não!
A boa notícia é que você se identificou com o parágrafo anterior, conte sua história via formulário de contato ou facebook. Nós temos conhecimentos e experiências para um ambiente onde o seu sucesso não será moldado ao humor do seu CPD nem de seu técnico!
Se seu CPD e envolvidos estão te dando dor de cabeça: é hora de mudanças! Conte com a gente!
Leonardo Silva
Responsável Técnico da Tchebyte
Microsoft Certified Professional (MCP), Especialista em Segurança de Redes (CNSS) pela International Cybersecurity Institute (ICSI) e Cyber Security Foundation Professional Certificate - CSFPC™. Trabalha com Tecnologia da Informação com infraestrutura de servidores, segurança da informação, adequação a LGPD, gestão e controle de equipamentos, monitoramento de ativos, tratamento de dados, etc. Veja mais aqui.